Ilona Szabó fala ao Jornal Nacional sobre TFFF, proposta do Brasil que remunera por floresta de pé

Em entrevista ao Jornal Nacional, a presidente e fundadora do Igarapé, Ilona Szabó, afirmou que, ao lançar o TFF, o Brasil faz o chamado à ação e que o desafio será a adesão de outros países. O TFFF é um  mecanismo inovador de finanças para a natureza criado pelo governo brasileiro que, na prática, remunera países que optam pela conservação, mantendo as florestas tropicais de pé.

A reportagem repercutiu o anúncio pelo governo brasileiro de um investimento inicial de US$ 1 bilhão para o TFFF, avançando rumo às metas de preservação de nossas florestas e criando também um modelo que remunera quem escolhe conservar.

As florestas tropicais oferecem serviços essenciais para a economia global. Hoje, 50% do PIB mundial depende desses serviços, como a purificação do ar, regulação do ciclo de chuvas e do clima e, sobretudo pelo sequestro de carbono, fundamental para conter o aquecimento global.

O Brasil, sede da COP30, abriga cerca de 20% da biodiversidade do planeta e carrega, portanto, uma responsabilidade estratégica: liderar pelo exemplo na proteção da natureza, garantindo benefícios para as populações locais e para as próximas gerações.

Compartilhe: