Igarapé nas COPs: de Madrid a Belém
O Igarapé tem marcado presença nas conferências anuais do clima desde 2019, quando estreou na COP25, em Madrid, com o lançamento de um relatório pioneiro sobre clima e segurança na América Latina e no Caribe. Em 2021, na COP26 em Glasgow, consolidamos nossa atuação ao conectar mudanças climáticas e insegurança, com lançamentos, eventos e engajamento direto com lideranças globais.
De lá para cá, estivemos nas COPs 27, 28 e 29, ampliando a agenda de natureza e clima, impulsionando soluções para enfrentar o crime ambiental, promovendo transição justa e defendendo a Amazônia como centro da luta climática global. Nossas ações incluíram estudos inovadores, tecnologias de monitoramento, debates de alto nível e a construção de pontes entre governos, sociedade civil e setor privado.
Agora, o Brasil se prepara para receber a COP30, em Belém do Pará. Para o Igarapé, será a oportunidade de transformar o simbolismo da Amazônia em ação concreta: enfrentar o crime ambiental, fortalecer o multilateralismo, ampliar as finanças para a natureza e apresentar soluções que unem bioeconomia, governança e cooperação internacional. Sobretudo, queremos fortalecer o papel das soluções baseadas na natureza para o enfrentamento da crise climática global. Lá estaremos, mais uma vez, para que a COP30 seja um marco de mudança.