Quem Somos

O Instituto Igarapé, como indica seu nome em Tupi – caminho da canoa –, busca novos trajetos e confluências para enfrentar os desafios complexos do nosso tempo. Atuamos do local ao global, conectando pesquisa, inovação e articulação entre governos, sociedade civil e setor privado.

Estamos engajados em mudar o curso desta era de riscos sistêmicos, integrando os temas de segurança, natureza e clima. Como think and do tank, ou um centro de estudos e ação, produzimos conhecimento aplicado e soluções inovadoras.

Nosso objetivo é embasar políticas e práticas, tanto públicas como privadas, voltadas para o desenvolvimento com equilíbrio ecológico e justiça social. Acreditamos em remar juntos. Na transformação coletiva do presente como nosso legado às gerações de hoje e amanhã.

Liderança Executiva

Ilona Szabó

Co-founder and President

Ilona Szabó

Co-founder and President

Entrepreneur and thought leader. Co-founder and President of the Igarapé Institute. Founder of the Green Bridge Facility, a gateway for high-integrity green enterprise in Brazil and the Amazon Basin, and of RegeneraBioLab, a hub for protection, restoration, and regenerative practices in the Atlantic Forest. Ilona serves on several boards, including Re.green; the World Economic Forum’s Global Future Council on Natural Capital; the International Advisory Panel on Biodiversity Credits (IAPB); and the boards of the Fernando Henrique Cardoso Foundation (FFHC), and the Brazilian Center for International Relations (CEBRI). She holds a Master’s degree in International Studies from Uppsala University in Sweden and is an affiliated scholar at Princeton University’s Brazil Lab. She was also a public policy fellow at Columbia University in New York. In 2023, she received the Bertha Lutz Diploma from the Federal Senate, and in 2018, the Order of Merit for Public Security from Brazil’s Ministry of Public Security. In 2020, she was named one of the “World’s Top 50 Thinkers” by the British magazine Prospect, and in 2015, she was selected as a Young Global Leader by the World Economic Forum. She is the author of several books, a columnist for Folha de São Paulo, and host of the podcast and TV series Você Pode Mudar o Mundo (“You Can Change the World”). She was also Executive Secretary of the Global Commission on Drug Policy, led gun control campaigns, and worked for five years in investment banking in the beginning of her career.

Leriana Figueiredo

Diretora de Programa

Leriana Figueiredo

Diretora de Programa

é socióloga, Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, autora do livro: A percepção das juventudes de espaços urbanos populares sobre as Intervenções das Políticas de Segurança Pública no Rio de Janeiro. Mestre em Gestão ambiental também pela UFF e com ampla experiência em prevenção à violência, tem gerenciado projetos e organizações do terceiro setor nessa área nos últimos 25 anos. Atuou como Superintendente de Prevenção da Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro desenvolvendo políticas públicas intersetoriais voltadas para grupos em situação de vulnerabilidade. Colabora como voluntária na Diretoria de Responsabilidade Social do Instituto Reação, no Conselho de Administração da REMS e do Instituto Rumo Náutico, no Conselho Consultivo da Associação Abraço Campeão, no Complexo do Alemão, e na gestão estratégica da Associação Gingando Pela Paz que atua na República Democrática do Congo. No Igarapé, atua como Diretora de Programas

Melina Risso

Diretora de Pesquisa

Melina Risso

Diretora de Pesquisa

é Diretora de Pesquisa do Instituto Igarapé e co-autora do livro Segurança Pública para virar o jogo. Melina atua com o tema da Segurança Pública há mais de 15 anos. Foi diretora do Instituto Sou da Paz, OSCIP dedicada a reduzir a violência no país. Seu trabalho sempre esteve ligado ao desenvolvimento e aprimoramento das políticas públicas passando pela formulação, implementação e avaliação. Tem uma ampla experiência no trabalho com as polícias e municípios. Participou de pesquisas ligadas ao tema de controle de armas, uso da força por parte das polícias e sistema de justiça criminal. Melina atuou também fora do Brasil. Foi visiting scholar na George Mason University na Virginia/EUA, palestrante em diversos eventos na América Latina como Women’s Forum; Tejiendo redes – Geografía del delito da UNODC; V Seminario Internacional de Inteligência Estratégica da Polícia Nacional colombiana. Em 2011 foi a oradora da sociedade civil no monitoramento da Declaração de Genebra sobre violência armada e desenvolvimento do qual o Brasil é signatário. É co-fundadora do Movimento Agora!, membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e consultora do BID. Melina é doutora e mestre em Governo e Administração Pública pela FGV e graduou-se em comunicação social na ESPM. No Igarapé, atua como Diretora de pesquisa.

Maria Amélia L. Teixeira

Diretora Operações

Maria Amélia L. Teixeira

Diretora Operações

é economista, com MBA Executivo e MBA Marketing pela COPPEAD/UFRJ, atuou como executiva da área financeira em empresas de médio e grande porte durante 20 anos (Aracruz Celulose, ATL, Intelig, Abacomm e Decatron). Na Conspiração Filmes, atuou por quase 8 anos, inicialmente como Gerente e Diretora Financeira, depois assumiu como Diretora Presidente Corporativa, num modelo de gestão de Co-Presidência, participando também do Conselho de Administração. Em 2019, iniciou uma transição para o terceiro setor, colaborando como voluntária na Diretoria Financeira da Associação Rio Memórias. No Igarapé, atua como Diretora de Operações

Robert Muggah

Chefe de Inovação

Robert Muggah

Chefe de Inovação

é especialista em segurança, cidades, ação climática e transformação digital. Ele é co-fundador do Instituto Igarapé – classificado como o maior think tank de política social do mundo em 2019 – e o fundador do SecDev Group – uma companhia de ciência de dados comprometida em detectar e impedir ameaças cibernéticas e construir resiliência digital. Robert também é consultor sênior da McKinseys, fellow em Princeton, do Graduate Institute, do Chicago Council on Global Affairs e é professor não residente da Singularity University. Por duas décadas, ele assessorou governos nacionais e municipais, empresas de tecnologia, start-ups e organizações internacionais em questões que vão da prevenção ao crime à transformação digital. Robert é um líder de pensamento reconhecido mundialmente. Classificado entre os 1% melhores acadêmicos de ciências sociais do mundo pela Research.com, Robert atua no Conselho sobre o Futuro das Cidades do Fórum Econômico Mundial, bem como no Relatório Anual de Riscos Globais da mesma instituição, e o Parlamento Global de Prefeitos. É autor de oito livros, mais de cem artigos de periódicos revisados por pares e dezenas de artigos de opinião. Robert também é colaborador regular de veículos como Atlantic, BBC, CNN, Financial Times, Foreign Affairs, Guardian, Economist, New York Times, Newsweek, USA Today e Wired e deu palestras TED em 2015, 2017, 2019 e 2021. É doutor pela Universidade de Oxford e mestre pela Universidade de Sussex.

Equipe

Aline Lara

Pesquisadora

Aline Lara

Função

It is a long established fact that a reader will be distracted by the readable content of a page when looking at its layout. The point of using Lorem Ipsum is that it has a more-or-less normal distribution of letters, as opposed to using 'Content here, content here', making it look like readable English. Many desktop publishing packages and web page editors now use Lorem Ipsum as their default model text, and a search for 'lorem ipsum' will uncover many web sites still in their infancy. Various versions have evolved over the years, sometimes by accident, sometimes on purpose (injected humour and the like).

Ana Paula Nascimento

Analista Administrativa

Ana Paula Nascimento

Analista Administrativa

Ana Paula é graduanda em Administração pela UFRRJ. Atua no Terceiro Setor desde 2014 na área de operações, onde se encontrou profissionalmente. Ingressou no Instituto Igarapé em 2016 e, desde então, tem se empenhado em desenvolver suas habilidades na área. Atualmente, atua como Analista Administrativa e RH do Instituto Igarapé.

André Guttierrez

Designer

André Guttierrez

Designer

André Guttierrez sempre demonstrou um perfil criativo, dedicando-se à ilustração desde cedo, área que estudou e explorou ao longo de sua vida. Formado em Design, ingressou como estagiário no Instituto Igarapé em 2022, iniciando sua trajetória profissional como designer e buscando expandir seus horizontes para se consolidar no mercado. Desde então, contribuiu para diversos projetos e, hoje, como Designer Júnior, segue empenhado em evoluir, sempre aberto a novos desafios e oportunidades de aprendizado.

Antonella Di Ciano

Coordenadora Regional

Antonella Di Ciano

Coordenadora Regional

Antonella Di Ciano é bacharel em Estudos Internacionais pela Universidade Central da Venezuela (UCV), onde se formou com desempenho acadêmico no grau SUMMA CUM LAUDE, e mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Com mais de seis anos de experiência em gestão de projetos, igualdade de gênero e resolução de conflitos, atuou como Oficial de Programas Regionais no Escritório de Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido (FCDO), no Fundo de Conflito, Estabilidade e Segurança (CSSF), coordenando o monitoramento, a avaliação e a gestão de projetos relacionados a economias ilícitas e corrupção na Venezuela, Peru, Panamá, Equador e Colômbia. Atualmente, é bolsista Fulbright e cursa mestrado em Desenvolvimento Internacional na Duke University (EUA). No Igarapé, atua como Coordenadora Regional.

Bernardo Lima

Gestor de Projetos

Bernardo Lima

Gestor de Projetos

Bernardo Lima é administrador, formado pela PUC-MG, com especializações em Gestão de Negócios (FGV) e em Finanças Empresariais (UFMG). Com 17 anos de experiência em gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, dedicou 15 deles à Fundação de Apoio à Pesquisa da UFMG (Fundep), onde começou como analista de projetos júnior e chegou a coordenador de equipes de gestão de projetos da própria UFMG e de outras Instituições Científicas e de Inovação Tecnológicas (ICTs) apoiadas. Desde julho de 2022, atua como PMO do Instituto Igarapé.

Carla Silveira do Nascimento

Coordenadora de Comunicação

Carla Silveira do Nascimento

Coordenadora de Comunicação

Carla Nascimento é jornalista e mestre em Comunicação pela PUC-Rio, tendo se especializado em políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero na FLACSO. Como repórter em grandes redações no Rio de Janeiro, dedicou-se à produção de conteúdo multimídia e a histórias sobre direitos humanos, especialmente na área de gênero. Atuou também como assessora de imprensa e coordenadora de comunicação parlamentar na Câmara dos Deputados, antes de iniciar sua jornada no terceiro setor.

Carolina Loeb

Assistente de Pesquisa

Carolina Loeb

Débora Vasconcellos Chaves

Editora

Débora Vasconcellos Chaves

Editora

Débora Vasconcelos é editora, jornalista e tradutora experiente, com ampla trajetória no setor de comunicação – tanto em mídia online quanto offline. Trabalhou para alguns dos maiores grupos editoriais e jornalísticos do Brasil. É formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). No Instituto Igarapé, atua como Editora.

Etyenne Araujo

Coordenadora Administrativo-Financeira

Etyenne Araujo

Coordenadora Administrativo-Financeira

Etyenne Araujo atua no Terceiro Setor desde 2010 nas áreas financeira, administrativa, de recursos humanos e de prestação de contas de projetos em ONGs com atuação filantrópica para crianças, adolescentes e idosos, além de projetos esportivos e educacionais em vários estados do Brasil.

Fernanda Harumi O. Martins

Pesquisadora

Fernanda Harumi O. Martins

Pesquisadora

Fernanda Harumi é mestre em Sociologia pela University of Bristol (Reino Unido) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em pesquisa aplicada, possui experiência no terceiro setor, no setor privado e no meio acadêmico. Atuou na Latin American Women's Aid (LAWA) com projetos focados em gênero, habitação e imigração; no Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP), investigando processos de socialização legal; e na Kantar Ibope Media, em pesquisas de opinião pública. Atualmente, é pesquisadora no Instituto Igarapé, onde desenvolve projetos nas áreas de segurança pública e climática, contribuindo para soluções integradas e transformadoras frente a desafios globais.

Giovanna Franklin Machado

Gerente de Desenvolvimento Institucional

Giovanna Franklin Machado

Gerente de Desenvolvimento Institucional

Giovanna Franklin é advogada formada pela PUC-Rio, com pós-graduação em Direito Societário e Economia pela Université Paris II – Panthéon-Assas (DSU Droit des Affaires et Économie), além de MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo Instituto de Economia da UFRJ. Após mais de uma década trabalhando com direito societário, redirecionou sua carreira para o campo do impacto social. Atuou na Parceiros da Educação do Rio de Janeiro e na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, acumulando ampla experiência em colaboração intersetorial, articulação e captação de recursos. No Instituto Igarapé, atua como Gerente de Desenvolvimento Institucional.

Giovanna Kuele

Assessora de Programas

Giovanna Kuele

Assessora de Programas

A Dra. Giovanna Kuele é Assessora de Programas para Cooperação Internacional no Instituto Igarapé. O programa tem como objetivo promover um multilateralismo mais inclusivo e eficaz, com foco em reformas da ONU e das IFIs, além de financiamento sustentável para o clima, a natureza e o desenvolvimento. Nessa função, apoiou atividades relacionadas ao Painel Consultivo de Alto Nível da ONU sobre Multilateralismo Eficaz e ao Conselho Global do Futuro do WEF sobre o Futuro da Natureza e Segurança. Entre suas contribuições, está a coordenação de consultas da sociedade civil para o processo Nossa Agenda Comum, apoiando o Escritório Executivo do Secretário-Geral da ONU. Giovanna é doutora em Ciência Política pelo Graduate Center da City University of New York (2024) e possui Mestrado (2017) e Bacharelado (2014) em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

João Gabriel C. Leite

Pesquisador

João Gabriel C. Leite

Pesquisador

João Gabriel Caetano Leite é mestrando em Ciência Política pelo IESP-UERJ e economista pela PUC-Rio. Possui experiência em algumas das principais consultorias do país, como LCA Consultores, InterB Consultoria Internacional e LOGIT Engenharia, atuando em projetos de implementação e desenho de políticas públicas nos setores de infraestrutura física e social. Trabalhou também em organismos multilaterais, como o IFC–Banco Mundial, além de institutos de pesquisa eleitoral e think tanks, como o Centro Brasileiro de Relações Internacionais. Na área acadêmica, atuou como professor e monitor em cursos na PUC-Rio, FGV-SP e UERJ, além de assistente de pesquisa em projetos nacionais e internacionais. Seu trabalho foca em métodos de pesquisa quantitativa, com ênfase em inferência causal, econometria espacial e séries temporais. Suas áreas de especialização incluem economia política e comportamento político, com destaque para autoritarismo, erosão democrática, história econômica, governança criminal, violência, capacidade estatal e avaliação de impacto de políticas públicas. No Instituto Igarapé, atua como Pesquisador nos programas de Segurança, Clima e Natureza.

Joelma Ferreira

Tesoureira

Joelma Ferreira

Tesoureira

Joelma Ferreira é graduada em Administração de Empresas. De 2004 a 2013, trabalhou na área de administração financeira da ONG Viva Rio, onde atuou diretamente em iniciativas como a Campanha do Desarmamento e o Referendo pela proibição da venda de armas para civis no Brasil. Desde 2013, exerce a função de Tesoureira do Instituto Igarapé, apoiando a gestão financeira e administrativa da organização.

Julia M. Assumpção

Gerente de Relações Institucionais e Advocacy

Julia M. Assumpção

Gerente de Relações Institucionais e Advocacy

Julia Melaragno Assumpção é advogada formada pela PUC-SP, com intercâmbio acadêmico na Sciences Po Paris. É pós-graduada em Ciência Política pela FESPSP, mediadora de conflitos pela Palas Athena, e atualmente cursa um MBA em Economia e Gestão pela FGV. Profissional de advocacy, possui 8 anos de experiência na área, com passagens por consultorias políticas, empresa B, setor público, setor privado e escritórios de advocacia. Tem experiência multidisciplinar em temas como sustentabilidade, transição energética, diversidade, dados pessoais, justiça criminal e direitos humanos. No Instituto Igarapé, atua como Gerente de Relações Institucionais e Advocacy.

Justin Kosslyn

Researcher Fellow*

Justin Kosslyn

Katherine Aguirre

Pesquisadora

Katherine Aguirre

Pesquisadora

Katherine Aguirre é economista com experiência em áreas de violência e desenvolvimento. Trabalhou em think tanks na Colômbia (Conflict Analysis Resource Center – CERAC) e na Suíça (Small Arms Survey). Possui mestrado pelo Graduate Institute of International and Development Studies (Genebra, Suíça). Seu trabalho de pesquisa enfatiza métodos empíricos para fornecer bases sólidas e factuais que orientem tomadores de decisão na implementação de medidas eficazes nos campos de redução da violência e desenvolvimento. Além disso, coordena o projeto Dotec-Colombia, que centraliza e dissemina estudos sobre economia na Colômbia, e lidera a rede Mujeres en Seguridad y Defensa en Latinoamérica y el Caribe. Sua pesquisa é focada em segurança cidadã na América Latina, análise da violência (processamento e representação inovadora de dados), prevenção e redução da violência e violência pós-conflito. No Instituto Igarapé, atua como Pesquisadora.

Lais Cabral Neckel

Assistente de Pesquisa

Lais Cabral Neckel

Lucas Francisco Alves

Assistente de Pesquisa

Lucas Francisco Alves

Assistente de Pesquisa

Lucas Guimarães Alves é bacharel em Ciências Humanas com ênfase em Políticas Públicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), onde participou de projeto de avaliação econômica e formulação de estratégias para o desenvolvimento regional no Vale do Jequitinhonha. Possui experiência e interesse nas áreas de segurança pública, política de drogas e análise de dados econômicos no Brasil. Iniciou sua trajetória no Instituto Igarapé como estagiário, oferecendo suporte à área de Dados e Tecnologia. Atualmente, atua como Assistente de Pesquisa, com foco na coleta, processamento e análise de informações.

Maria Eduarda Pessoa de Assis

Assessora Jurídica

Maria Eduarda Pessoa de Assis

Maria Eugênia R. Trombini

Coordenadora de Pesquisa

Maria Eugênia R. Trombini

Coordenadora de Pesquisa

Maria Eduarda Pessoa de Assis é advogada com atuação multidisciplinar e multinível – do local ao global – nas áreas de advocacy, políticas públicas, relações institucionais e coordenação de projetos, com foco em desenvolvimento sustentável e na interseção entre clima, natureza e finanças. Atualmente, é coordenadora jurídica e de relações institucionais da Green Bridge Facility, iniciativa voltada a destravar investimentos responsáveis e escalar negócios verdes no Brasil e na Bacia Amazônica. Também apoia a cofundadora e presidente do Igarapé, Ilona Szabó, em iniciativas estratégicas para o desenvolvimento de instrumentos financeiros inovadores para a natureza, como o Painel Consultivo Internacional para Créditos de Biodiversidade (IAPB) e o Global Future Council sobre Capital Natural do Fórum Econômico Mundial. Maria Eduarda também atuou no Programa de Cooperação Internacional do Instituto, contribuindo para conectar processos multilaterais e avançar agendas globais como o financiamento de florestas tropicais e as sinergias entre clima e biodiversidade. Anteriormente, como assessora jurídica, liderou e apoiou iniciativas voltadas à proteção do espaço cívico, ao enfrentamento da desinformação e ao controle de armas e munições no Brasil, por meio de pesquisa aplicada, advocacy, litígio estratégico e assessoramento técnico em políticas públicas sobre questões regulatórias e legislativas. É mestre (LL.M.) pela New York University School of Law (NYU), onde recebeu a bolsa integral Arthur T. Vanderbilt. Também é mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ (NEPP-DH), pós-graduada em Advocacia Criminal pelo CEPED/UERJ e bacharela em Direito pela UERJ.

Mariana Cunha de França

Analista de Mídias Sociais

Mariana Cunha de França

Analista de Mídias Sociais

Maria Eugenia Trombini tem 10 anos de experiência na formulação e implementação de políticas públicas em nível internacional, regional e nacional. Internacional: trabalhou em agências da ONU (Habitat e FAO) e em procedimentos especiais. Regional: atuou na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Nacional: foi conselheira no Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e no Conselho Nacional das Cidades. É advogada e cientista social, mestre em Ciência Política, e autora de diversos artigos e capítulos de livros. Sua tese de doutorado, defendida na Universidade de Heidelberg, recebeu o prêmio Gerhard-Ott Preis. Antes de ingressar no Igarapé em julho de 2023, na área de pesquisa, coordenou projetos multilaterais envolvendo Alemanha e América Latina, assessorou movimentos sociais e comunidades tradicionais em litígios estratégicos e atuou como consultora para o setor público e privado em temas de gestão da terra, violência contra defensores de direitos humanos, segurança alimentar e riscos geopolíticos. No Instituto Igarapé, atua como Coordenadora de Pesquisa.

Mariantonia Cruz Ribeiro

Estagiária de Pesquisa

Mariantonia Cruz Ribeiro

Ricardo Caldas Cavalcanti Filho

Pesquisador

Ricardo Caldas Cavalcanti Filho

Pesquisador

Ricardo Caldas é doutorando em Sociologia pela UFPE, onde também obteve o mestrado e a graduação em Ciências Sociais. De 2022 a 2023, foi pesquisador visitante na Norman Paterson School of International Affairs (NPSIA) da Universidade de Carleton, no Canadá. Anteriormente, foi consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e analista de dados na plataforma Fogo Cruzado. Também atuou como pesquisador sênior e analista de dados no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Criminalidade, Violência e Políticas Públicas (NEPS) e como pesquisador no Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Atualmente, exerce a função de assessor de articulação política e pesquisador no Instituto Igarapé. Suas áreas de especialização e interesse incluem governança criminal, métodos de pesquisa social, políticas públicas de segurança cidadã, mercado de drogas ilícitas, prisões e prevenção da violência.

Marina Alkmim

Pesquisadora

Marina Alkmim

Pesquisadora

Marina Alkmim é doutoranda e mestre em Política Internacional pela PUC-Rio e bacharel em Relações Internacionais pela UFRJ, com coeficiente de rendimento acadêmico no grau Summa Cum Laude. Em experiências anteriores, foi assistente de pesquisa na Rede e Cátedra UNESCO/UNU de Economia Global e Desenvolvimento Sustentável (REGGEN), no Núcleo de Pesquisa Geopolítica, Sistema Mundial e Integração Regional (IFCS-UFRJ) e no Observatório de Política e Economia Contemporânea em Direitos Humanos (IRID-UFRJ). Atua principalmente com métodos de pesquisa qualitativa, com ênfase em investigação documental, cruzamento e análise de dados estruturados e não estruturados, além de condução de entrevistas em profundidade. Suas áreas de especialização e interesse incluem a intersecção entre segurança, violência, crime e justiça, com foco em temas como justiça criminal, social e de transição, política de drogas, sistema prisional, controle de armas e violência contra a mulher. No Instituto Igarapé, atua como Pesquisadora Sênior nos programas de Segurança, Clima e Natureza.

Pedro Augusto F. Da Silva

Analista de Dados

Pedro Augusto F. Da Silva

Analista de Dados

Pedro Silva é bacharel em Estatística pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde adquiriu sólida experiência em modelagem e análise de dados. Em 2019, atuou como Diretor-Presidente da Empresa Júnior Open Data Analysis Jr, liderando equipes e gerenciando projetos de consultoria que ofereceram soluções estratégicas para empresas por meio da análise de dados. Desde 2021, exerce o cargo de Cientista de Dados no Instituto Igarapé, aplicando técnicas avançadas de estruturação, análise e modelagem de dados para gerar insights estratégicos e soluções inovadoras, com destaque para modelos aplicados ao aprendizado de máquina.

Peter Smith

Pesquisador

Peter Smith

Pesquisador

Peter Smith tem experiência em monitoramento e avaliação de programas de interesse público, além de assessorar organizações sem fins lucrativos no uso de tecnologias em nuvem para acompanhar resultados e otimizar operações. No Instituto Igarapé, contribui com projetos e plataformas digitais voltados para municípios da Amazônia brasileira, bioeconomia, minerais estratégicos e outras áreas. É bacharel em Sociologia pela Universidade de Princeton e mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Raphael Durão

Coordenador Criativo

Raphael Durão

Coordenador Criativo

Raphael Durão é bacharel em Comunicação Social e mestre em Educação Ambiental. Há 15 anos, gerencia projetos criativos com organizações do terceiro setor. Como designer, especializou-se em UX design, branding e design corporativo. É sócio criativo do estúdio Storm Design, onde gerenciou e desenvolveu projetos com a Fundação Banco do Brasil, a Organização das Nações Unidas, a Marinha do Brasil e o Instituto Estadual do Ambiente – RJ. No Instituto Igarapé, atua como Coordenador Criativo desde 2013.

Raquel Miranda

Assistente-Executiva

Raquel Miranda

Assistente-Executiva

Raquel Miranda é formada em Turismo com especialização em Hotelaria e Eventos pela Faculdade da Cidade. Encontrou sua vocação no secretariado, área em que atua desde 2000 como Assistente Executiva em instituições federais, privadas e multinacionais, prestando suporte a diferentes níveis de liderança, de gerentes a presidentes. Atualmente, integra a equipe do Instituto Igarapé como Assistente Executiva.

Ricardo Caldas Cavalcanti Filho

Pesquisador

Ricardo Caldas Cavalcanti Filho

Sofia Euthymiou

PMO (GBF)

Sofia Euthymiou

PMO (GBF)

Sofia Euthymiou possui experiência em gestão de projetos e riscos, sustentabilidade, descarbonização, energias renováveis, tecnologia, finanças e estratégia, adquirida em organizações globais como a Shell e o World Energy Council. Sua formação inclui Engenharia Mecânica e de Energia (UFRJ e RWTH Aachen), Gestão Avançada de Riscos (Cranfield), Sistemas Inteligentes e Integrados (TU Delft) e Gestão de Negócios (USP). Atua no Instituto Igarapé como PMO do Green Bridge Facility (GBF).

Talisson Mendes

Analista de Projetos e Parcerias

Talisson Mendes

Analista de Projetos e Parcerias

Talisson Mendes é Cientista Social com habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Trabalha como Assistente de Projetos e Parcerias do Instituto Igarapé. Anteriormente, atuou como estagiário no setor Político e de Projetos da Embaixada do Reino Unido em Brasília e na Coordenação-Geral de Privilégios e Imunidades do Ministério das Relações Exteriores.

Thomas Abt

Researcher Fellow*

Thomas Abt

Tiago Silva

Coordenador de Tecnologia

Tiago Silva

Vinícius Silva dos Santos

Vinícius Silva dos Santos

Cientista de Dados

Vinicius Santos é doutor em Ciência Política pela UFMG, com passagens como pesquisador visitante pela Universidade de Cambridge e pela Universidade de Buenos Aires. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no PPGRI-UERJ, onde pesquisa a atuação do Legislativo brasileiro na política externa. Atua na interseção entre relações Executivo–Legislativo e tecnologia, com foco em métodos computacionais e análise de sistemas complexos. Com mais de uma década de experiência nos setores público, privado e terceiro setor, desenvolve soluções em Civic Tech e GovTech. No Senado Federal, atuou como cientista de dados e assessor parlamentar, contribuindo com análises e notas técnicas sobre regulação de inteligência artificial. É idealizador de um ecossistema de pacotes em R para acesso e análise de dados legislativos, como senatebR, senateaR e parlasuR, voltados aos senados do Brasil, Cone Sul e México. Essas ferramentas promovem transparência, interoperabilidade e fortalecimento da democracia com base em evidências, conectando diferentes esferas e países por meio da tecnologia cívica.

Vitoria Marques Lorente

Pesquisadora

Vitoria Marques Lorente

Pesquisadora

Vitória Lorente é cientista política e atua como pesquisadora com ênfase no tema de lavagem de dinheiro do crime ambiental no Instituto Igarapé. Possui mais de 10 anos de experiência em projetos relacionados ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, tendo atuado como técnica no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como consultora em investigações na Kroll Associates — prestando serviços para organizações públicas e privadas em diversos países — e como pesquisadora na ONG Transparência Brasil. É mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), com dissertação sobre a política de combate à lavagem de dinheiro nos cartórios brasileiros. É também pós-graduada em Gestão e Controladoria Pública pela FECAP e bacharela em Relações Internacionais pela PUC-SP, onde foi bolsista de iniciação científica (PIBIC-CEPE), premiada na área de Ciência Política.

Vivian Calderoni

Gerente de Programa

Vivian Calderoni

Gerente de Programa

Vivian Calderoni é advogada, mestra e doutora em Direito Penal e Criminologia pela USP. Atualmente, é Gerente de Programa do Instituto Igarapé. Foi coordenadora adjunta do Grupo de Diálogo-Universidade-Cárcere-Comunidade (GDUCC) da Faculdade de Direito da USP (2010 a 2020). É autora de livros, artigos e capítulos em sua área de atuação. Suas áreas de especialização e interesse incluem: Crimes ambientais na Amazônia Lavagem de dinheiro do crime ambiental Direito penal Políticas públicas Justiça criminal Sistema prisional e reintegração social Violência contra a mulher Direitos humanos Atuou como pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP), como assessora de projetos na Conectas Direitos Humanos e como coordenadora de projetos no Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD).

Wilker Franca

Desenvolvedor

Wilker Franca

Desenvolvedor

Wilker França é Analista de Sistemas e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Unyleya. Com mais de 5 anos de experiência no setor de tecnologia, iniciou sua trajetória profissional em 2018, mas sua paixão pela área vem desde a adolescência, quando deu os primeiros passos no mundo da informática. Ao longo da carreira, desenvolveu habilidades em front-end e back-end, dominando tecnologias como HTML, CSS, JavaScript, React, React Native, Next.js, Node.js e Python, além de experiência com bancos de dados como MySQL e MongoDB. Atualmente, atua como desenvolvedor front-end no Instituto Igarapé, contribuindo para a criação de soluções tecnológicas inovadoras e impactantes. Com um perfil voltado ao aprendizado contínuo, busca unir performance técnica com experiências digitais de alta qualidade, ajudando empresas a alcançar seus objetivos por meio de interfaces eficientes e escaláveis.

Conselhos

Conselho de Administração

Ilona Szabó de Carvalho

Ilona Szabó de Carvalho

Claudia Sender Ramires

Claudia Sender Ramires

Kamila Aparecida F. Camilo

Kamila Aparecida F. Camilo

Marcelo Fernandez Trindade

Marcelo Fernandez Trindade

Wolff Klabin

Wolff Klabin

Conselho Fiscal

Ines Mindlin Lafer

Ines Mindlin Lafer

Rodrigo Falk Fragoso

Rodrigo Falk Fragoso

Samara Werner

Samara Werner

Conselho Honorário

Cesar Gaviria

Ex-presidente da Colômbia

Cesar Gaviria

Fernando Henrique Cardoso

Ex-presidente do Brasil

Fernando Henrique Cardoso

O Instituto Igarapé utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.